Número total de visualizações de páginas

domingo, 30 de junho de 2013

OS MENINOS VENDEDORES DE ROSAS

     


       Nas últimas semanas o Brasil tem sido notícia em todo o mundo pelas manifestações e cenas de violência numa autêntica guerrilha social. Os governantes e os políticos em geral contestam as razões do povo e este por seu lado aponta o dedo à corrupção. De entre tantos comentários, análises, opiniões e entrevistas ainda não vi alguém perguntar a uma só criança, das milhares que mendigam pelas ruas, o que ela pensa da realidade do seu país. Podem dizer-me que as crianças são imaturas, inocentes e até inconscientes do que as rodeia. Mas quando essas crianças andam pela madrugada vendendo pipocas, amendoim torrado e botões de rosa, demonstram que sabem mais sobre a vida e a sobrevivência do que a maioria daqueles que gritam e defendem nos palanques a sua honestidade e dizem ser DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.


Os Meninos Vendedores de Rosas


Os meninos vendedores de rosas
são como borboletas
pousadas nas corolas da noite
tentando vender o perfume da Primavera
com as suas pequenas mão floridas
num ramalhete de preces.

«Moço, me compre uma rosa.
  Por favor, moço.»

As suas vozes são frágeis pétalas
desfolhando-se do labirinto do sono
que ao caírem,
como pedras,
estilhaçam os sonhos das outras crianças
que dormem tranquilamente felizes.

Menino,
não digas mais nada
que ainda acordas a lua,
mas, sobretudo,  não continues a implorar
ferindo-me com os espinhos da tua tristeza,
porque eu vou comprar todo o jardim de rosas
da tua inocência,
para o plantar no coração do mundo.

                                               Rio das Ostras, 19/07/2012


Comentários no facebook


  • Victor Moedas isto está EXTRAORDINARIO os meus PARABENS e o meu m OBRIGADO um GRANDE ABRAÇO para ti GR AMIGO CARLOS SANTOS OLIVEIRA
  • Carlos Santos Oliveira Caro Amigo Victor fala-se tanto de dinheiro e de economia e esquecem-se as crianças e as famílias. Se os políticos pensassem mais nos direitos humanos o mundo poderia ser um lugar mais feliz. Eu fui um dos que comprei as rosas a estas crianças, mas só fiquei mais infeliz porque não foi possível comprar a minha consciência. Essa diz-me que terei que continuar a lutar muito mais por um mundo onde haja AMOR, de VERDADE!
  • Victor Moedas Os Homens Que o Sao e As Mulheres Que Tambem Teem um BOM CORAÇAO podem olhar com mais REALIDADE M FRONTALIDADE E MAIS AMOR so assim o MUNDO poderá mudar para MELHOR se todos olharmos na mesma DIRECCAO se conseguirá debelar esses FENOMENOS que cada vez HÀ MAIS obrigado amigo CARLOS conta com o meu APOIO um gr ABRAÇO
  • Julio Hipolito lindo amigo carlos! e cotinue mandando estas noticias prque sao mesmo necessarias o abraco amigo !

Olá amigo, vim descobri-lo num maravilhoso poema. Meninos vendedores de rosas, pétalas caídas na nossa sociedade tão injusta... Adorei. Abraço com carinho.


2 comentários:

  1. Olá amigo, vim descobri-lo num maravilhoso poema. Meninos vendedores de rosas, pétalas caídas na nossa sociedade tão injusta... Adorei. Abraço com carinho

    ResponderEliminar